quarta-feira, 7 de maio de 2014

Escolas de Sabedoria


Pandit K. T. Srinivasacharyar, segunda autoridade iniciática externa do Suddha Dharma Mandalam, ensina que existem quatro requisitos básicos para que uma Escola possa ser chamada de Escola de Sabedoria:

1. Toda Escola de Sabedoria deve ter um corpo de Conhecimento formado pela revelação obtida nas experiências espirituais de seus Mestres e sustentada pelo Shruti – Revelação Divina. (Shastra)

2. Toda Escola de Sabedoria deve ter um método, um conjunto de disciplinas externas e outras puramente subjetivas que conduzam o aspirante às experiências pessoais que transformem o Conhecimento em realização pessoal. (Upasana)

3. Iniciação (Diksha)

4. O conhecimento das experiências espirituais reais que certamente advirão para aqueles que receberam as Iniciações e realizaram o Upasana. (Anubhava)

Se faltar qualquer um desses elementos a uma Escola, ela acaba por se transformar apenas em uma estrutura institucional que, mesmo rica e poderosa, mesmo cheia de belos rituais, não passa de um corpo sem alma.

A história mostra que muitas Escolas se transformaram nisso quando foram perdendo o contato espiritual com os Grandes Mestres e se secularizando, dando ênfase à disputa por poder e conflitos diversos.