terça-feira, 6 de novembro de 2012


Unidade e diversos aspectos de Deus- IX

Sri Vájera Yogui Dasa - Benjamin G. Valenzuela – Instrutor espiritual


 Pintura de Sri Vájera Yogui Dasa


       Vou expor, em continuação, sobre alguns dos aspectos  com os quais nós podemos pensar sobre o Deus Cósmico ou na Divindade.

 O primeiro aspecto, é imaginar como Espírito Puro, através do Universo.

 Os Grandes Sábios da Índia nos apresentam este conhecimento, por experiência própria.

 Eles realizaram as verdades mediante o processo de despertar a alma. Podemos citar um grande Santo do Ocidente, São Paulo, o qual também escreve  em sua mensagem:”Eu alcancei a visão até o Sétimo Céu”. Outro Santo, Santo Agostinho, diz em suas “Confissões”: “Eu alcancei até a Verdade, sem forma”. Assim expôs este Santo, seu conhecimento direto do Espírito Universal.

 Em outro capítulo, manifestarei ao leitor maiores detalhes sobre Santo Agostinho, Por mais elevados que tenham alcançados os Yoguis e os Santos, suas consciências alcançaram imensa sabedoria, todavia, não puderam  v islumbrar a Origem de Deus.

 Nem Deus mesmo sabe sua Origem. Não pode saber porque nunca teve sua origem.

 É como É. Não se fez, não evoluciona, não se modifica jamais, é a Eternidade Perfeita.

 Não existe filosofia, nem ciência alguma que possa provar a existência de Deus.

 Algumas pessoas podem ter fé em Deus mais ou menos racionais, porém não uma certeza. 

A certeza e segurança de que “Deus existe”,’ somente será possível mediante a realização progressiva  dos sentidos da alma, POR MEIO DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS.

 Em nosso livro “Yoga Dípika”, se encontra a mais completa e grandiosa exposição sobre Deus, escrita  em uma maravilhosa síntese contida em três Gayatris, concedidos pelo grande Arcanjo Badra, na qual verte a sabedoria que obteve na visão direta do Divino. As palavras deste As palavras deste Mahtma se encontram na página 121 do livro já mencionado, o qual foi editado pelo Pandit K.T. Sriniva Chariar, em Madrás, no ano de 1916, traduzido e publicado pela Suddha Dharma em 1972. 

O Mahtama Badra expõe a síntese que faz de Deus, três subdivisões principais, com o fim de analisar e fazer um estudo das percepções que se obtém de Deus, quando eleva sua consciência para o Transcendente Espírito Infinito. Estas são as três divisões:

       1º) O ESPÍRITO DE DEUS  VISTO EM PRÍSTINA PUREZA, LIVRE DO CONTATO COM A MATÉRIA;

       2º) O ESPÍRITO EM CONJUNÇÃO COM A MATÉRIA;

       3º) O ESPÍRITO E A MATÉRIA EM ETERNA E INDISSOLÚVEL UNIDADE
Estas divisões estão contidas nos seguintes Gáyatris (cânticos sagrados):

1)            Atma Yoga Gayatri: Canto ao Espírito
2)            Prakriti Yoga Gayatri: Canto à Matéria;
3)     Para-brahma-Yoga Gayatri : Canto à Unidade.

Ao se exercitar a prática destes Gáyatris, desde  que se começa a recitação até ao seu término, o pensamento deve manter a intuição de que o Atma (Espírito Universal) compenetra tudo e que o nosso Ser pode percebê-lo, mediante o despertar do Chakram do coração). (Vide, por exemplo, as imagens do Cristo e de todos os Avataras Divinos, apontando o coração luminoso).