segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MISTÉRIOS MAIORES E MISTÉRIOS MENORES (parte dois)

Nossos agradecimento pela tradução realizada pelo Dasa  Alfonso Prellwitz.
Sri Vájera Yogui Dasa

P: Pode-me falar dos Mistérios Maiores?
R: Sobre os Mistérios Maiores é muito pouco o que se pode falar publicamente.
 A principal diferença conciste naquelas pessoas que alcançaram a evolução necessária no último grau dos Mistérios Menores, podendo se quiserem,  sem que ninguém os obrigue, entrar e fazer parte do grupo dos Perfeitos que seguem os Mistérios Maiores.

P: Em que conciste este grau tão alto?
R: Cumprindo as práticas místicas e o sistema de vida instituído pelos Instrutores, os Discípulos obtêm uma grande  quantidade de experiências espirituais que lhes permite comprovar as verdades ocultas. 
As experiências podem começar por sonhos simbólicos ou proféticos e por lembranças de vidas anteriores. Pela audição de vozes que nos guiam em momentos difíceis.
Temos como exemplo, entre muitos, a Sócrates, a Joana D’arc, e Bernardita de Lourdes e a outros personagens mundialmente conhecidos.
 Digo também que se veem lindas visões, se ouvem especiais melodias e, em algumas ocasiões, se obtém toques espirituais, os quais enchem os corações dos discípulos de uma Luz Divina que os transporta em raptos de alma a outros planos de inenarrável gozo espiritual, mil vezes superior a toda alegria terrena, essas experiências, pouco a pouco, afastam os discípulos do mundo profano, fazendo-os perder o interesse pelas coisas materiais, entregando-se totalmente à vida espiritual, deixando por sua própria vontade todo o ato sexual, por saberem que é prejudicial ao seu progresso.
 Quando um discípulo chegou a esse estado em que não precisa lutar para conservar sua pureza física e mental, senão que tais atos o aborrecem, de forma que não há nada que seja capaz de fazê-lo cair em luxúria, nem acordado nem em sonhos, então podem começar a lhe ensinar os Mistérios Maiores.

P: De modo que os Mistérios Maiores são revelados aos discípulos depois que alcançaram a pureza sexual, física e mental?
R: Exato, mas também tendo obtido as experiências espirituais que os Mestres asseguram para o primeiro grau.
No começo, quando o discípulo percorre os Mistérios Menores, o Mestre o aconselha a períodos de pureza sexual, mais ou menos prolongados, de acordo com as realizações místicas obtidas e  o avanço de sua força de vontade.
Ninguém dentro da ordem obriga a um discípulo a prolongar seus períodos de continência. 
Os irmãos menores muitas vezes se auto-analisam e, por decisão própria, os prolongam até que, por graça da Divina Mãe e dos Mestres, começam a se aborrecer com o baixo para subir firmemente às alturas, e pelas gloriosas experiências obtidas com as práticas de Yoga, onde se encontra o Atrium do Templo Divino, entrando com Ele, são aceitos no círculo dos Irmãos Maiores. Quando se aceita o ingresso de um discípulo na Hierarquia dos irmãos Maiores, a Autoridade Externa Iniciática ou Sutil lhe confere a primeira Grande Iniciação. Mediante essa Consagração são despertos Poderes Místicos, os quais o discípulo somente pode usá-los em benefício de todos os seres, livre de lucro e desejos egoístas. Mediante esses poderes místicos se operam os chamados milagres. Estas energias podem adoecer e matar, como também curar e são até capazes de fazer voltar a alma a um corpo morto e ressucitá-lo.
Contam os livros bíblicos que puderam fazer ressurreições Elias, Jesus Cristo e São Paulo. Na Índia são narradas muitas histórias de homens que domiraram a morte.



P: O Senhor disse: “A primeira grande iniciação”. Me diga, quantas iniciações há?
R: Digo a primeira grande iniciação porque elas são sete.
 Em cada uma delas é desperto no discípulo e se ensina a usar um dos sete selos, ou Chakra da Alma. Três deles compõem os Chakras superiores e os outros quatro os inferiores. 
Nos Mistérios Menores  o discípulo é treinado no uso dos três selos Superiores, sendo o principal de todos o situado no coração. 
O segundo sentido, ou Chakra da Alma, está conectado com a Glândula Pineal e o terceiro na moleira. Estes são os três primeiros centros espirituais na ordem que devem ser atualizados pelos discípulos que seguem as disciplinas dos Mistérios Menores, por que os outros quatro sentidos inferiores são terrivelmente perigosos e trazem sérias consequências para quem não é absolutamente puro.


P: Quais são os centros e quais são seus perigos?
R: Os centros são: o umbigo, o baço, o cóccis e genitais. Os Chakras correspondentes a estes plexos não devem ser atualizados pois suas vibrações podem energizar tremendamente a parte animal e baixa do ser humano se é que não tenha sido vencido antes, até o último vestígio sexual.
 É por isso que não se sfetuam as iniciações dos centros inferiores a não ser que o ser integral tenha sido dominado completamente, quando já não se luta contra as paixões mas sim quando estas enojam e aborrecem, por que se sabe por meio das experiências obtidas pelos Mistérios Menores, que as paixões deixam a visão espiritual enevoada. 
Ao pecador se lhe apagam os sentidos da Alma e a nossa água de Glória Interior se seca e se perde o contato direto com o radiante centro do coração.
Isto produz a mais profunda pena que pode sentir um ser encarnado. A purificação e vigorização do corpo físico, o domínio da mente e das paixões, na luta como aparece relatada em “ As Confissões de Santo Agostinho”. Dessa batalha ninguém escapa, todos temos que lutar contra nossas baixas paixões, para sermos dignos de percorrer o caminho da perfeição.

P: Eu tenho lido “As Confissões de Santo Agostinho” e considero sua vida muito interessante.
R: Os pecados do Santo não devem interessar-nos para mais nada do que ver como o aniquilou e como, mediante o êxito na batalha, conseguiu o despertar místico.
Santa Tereza de Jesus conseguiu o despertar místico pelo estudo dos abecedários espirituais de Frei Osuna, Santo Agostinho realizou seu Eu Superior pelo conhecimento obtido dos livros platônicos. 
No capítulo 20 de suas confissões ele diz o seguinte: “Mas depois que li àqueles livros platônicos fui desperto por eles, busquei a verdade incorpórea e conheci as coisas que antes não conhecia”.

P: Gostaria muito que me explicasse a transformação da vida vulgar de Santo Agostinho até chegar á vida mística.
R: Com muito prazer, mas não há tempo.
O farei em outro capítulo, no qual tentarei expor a vida mística desse Santo.


Nota: 
Importantíssimo lembrar que, Sri Vájera escreveu seus artigos a quase 100 anos atrás.
Ele morava em Santiafo/ Chile, um país essencialmente Católico.
Sendo assim, para não sofrer rejeições, optou por sempre  mencionar inúmeras citações da Bíblia Cristã como exemplos de suas idéias.
Segundo seu entendimento, isso facilitaria a compreensão de seus leitores, já que a cultura oriental é bastante diferente da ususal.
Portanto, temos que elaborar nossa mente para um entendimento mais próximo do original, tendo sempre como ponto de partida, a aceitação de que Suddha Dharma NÃO é religião....e que esta Ciência está além do discernimento humano, porém como Ela é adaptável em Tempo, Lugar e Circunstância, Ela é moldável e expressiva em qualquer filosofia ou religião deste reino hominal.