segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A DEVOÇÃO, O SERVIÇO E A ENTREGA AO MESTRE ESPIRITUAL

Nossos agradecimento pela tradução realizada pelo Dasa  Alfonso Prellwitz.



Sri Vájera Yogui Dasa


P: Conversava com uma pessoa sobre temas contidos na Ciência do Suddha Dharma Mandalam.
Dizia-me ela que para avançar nesta senda é necessário ter uma ânsia permanente de se chegar a ver ao mestre e render-se aos seua pés.
Me diga, isso é verdade?
R: Para os estudantes da filosofia espiritual, isto é, para áqueles que desejam seguir a senda da perfeição, o mais importante é querer progredir de todo coração e com plena sinceridade mental seguir as indicações dos Grandes Seres.

P: É verdade que temos que tentar vencer a todos os obstáculos que se oponham?
R: Temos que estar firmemente decididos a destruí-los para alcançar o progresso espiritual. Não esqueça que a primeira condição psíquica que se pede ao aluno quando ingressa no Suddha Dharma Mandalam, como é indicado pelo Grão Mestre Iniciador Sir Subramanyaier, é querer progredir. Não importa a moral nem a vida privada ou pública das pessoas para serem admitidas no Mandalam, mas é necessário, além da condição anterior, respeitar nossos estatutos e regulamentos.

P: Como assim, não interessa a vida privada?
R: A nossa diretoria não lhe interessa a vida de ninguém, não se preocupa com o estado de consciência em que está a pessoa, é suficiente que o discípulo, aceitando nossos regulamentos, queira alcançar a Sabedoria Divina e a Gloriosa Paz. O discípulo consagrado é adestrado para criar em si mesmo uma firme e potente vontade que o conduza ao triunfo da primeira iniciação.

P: Há iniciações no Mandalam?
R: As há maiores e menores que são outorgadas pelos iniciadores aos discípulos, os quais, quando se purificaram, adquirem poderes, podendo recordar sonhos proféticos e maravilhosas revelações além de uma série de milagres que se produzem mediante as práticas do Yoga.

P: Eu quero seguir sempre adiante e colocar todas minhas ânsias e  minha vontade em progredir, este tem sido e sempre será meu mais ardente desejo.
R: Se o senhor persistir sempre e tiver força suficiente para fazer suas práticas, com firme vontade e sem que a calúnia, a doença ou a miséria possa afastá-lo da senda, então vencerá.
O maravilhoso livro intitulado Bhagavad Gita, no primeiro capítulo, diz que Arjuna sentiu desânimo ante as inúmeras provas pelas quais tinha que passar ao lutar para destruir todas as qualidades inferiores que lhe eram contrárias ao avanço de sua vida no caminho espiritual, negando-se a seguir em frente o mestre lhe diz: “ De onde vem, Arjuna, esse imenso desânimo que te fecha as portas do céu”?


P: Sim, recordo perfeitamente essas palavras do Bhagavat Gita, livro que encerra tanta sabedoria.
R: Esse caminho espiritual é a senda do esfôrço, da própria luta interna e individual. É necessário adquirir o poder e a vontade que os Mestres querem que tenhamos. Um poder firme, uma vontade inquebrantável que nada nem ninguém, como dizem nossos Mantrans, possa perturbar-nos ou afastar-nos da santa senda. Isso é o que faz falta no mundo, homens e mulheres de grande caráter para levar este excelso ideal à apoteose.


P: O mais importante para ser um Discípulo dos Mestres do Mandalam é desejar progredir mediante o estudo da doutrina, fazer os exercícios diários contidos nas lições graduadas e trabalhar com firmeza,  sem desanimar para conseguir bons êxitos em seu próprio ser e amar a prosperidade da Organização que o aceitou como benemérito irmão.
R: Cada discípulo deve preparar-se intelectualmente para converter-se em um idôneo apóstolo, bom conhecedor de nossa ciência religiosa, sem que nada nem ninguém possa fazê-lo desistir nem afastá-lo desta Santa Senda, mas sim que se conserve até a morte firme de coração e mente e com ativa vontade, sem duvidar de que os Siddhas, considerando os méritos adquiridos, lhe transmitiram a sabedoria necessária para converte-lo em um imã que atrairá incontáveis desorientados que com afã buscam um refúgio santo e uma ciência superior.

P: Estou muito emocionado ao ouvir suas palavras tão maravilhosas que despertam um sólido otimismo, que conduzem a uma vida melhor e a encontrar a tão ansiada verdadeira felicidade.


Nota: 
Importantíssimo lembrar que, Sri Vájera escreveu seus artigos a quase 100 anos atrás.
Ele morava em Santiafo/ Chile, um país essencialmente Católico.
Sendo assim, para não sofrer rejeições, optou por sempre  mencionar inúmeras citações da Bíblia Cristã como exemplos de suas idéias.
Segundo seu entendimento, isso facilitaria a compreensão de seus leitores, já que a cultura oriental é bastante diferente da ususal.
Portanto, temos que elaborar nossa mente para um entendimento mais próximo do original, tendo sempre como ponto de partida, a aceitação de que Suddha Dharma NÃO é religião....e que esta Ciência está além do discernimento humano, porém como Ela é adaptável em Tempo, Lugar e Circunstância, Ela é moldável e expressiva em qualquer filosofia ou religião deste reino hominal.